Carta ao leitor

Um ano de resistência, inovação e compartilhamento

Enquanto as primeiras letras dessa carta a você, leitor, são redigidas, ainda estamos vivenciando os ecos de um isolamento social que tirou das aulas presenciais um contingente de 47 milhões de alunos no Brasil – isso, sem citar os efeitos mundiais dessa crise.

Em meio à turbulência, lições foram aprendidas. Vimos surgir, diante de nossos olhos, relatos de emoção e dedicação, de professores que ultrapassaram barreiras físicas, tecnológicas e econômicas, para levar conhecimento à sua turma escolar. Do outro lado, crianças e adolescentes abnegados, hiperconectados e criativos, que se esforçaram para vivenciar essa nova rotina – uma rota que foi recalculada, sem prazo para voltar ao “antigo normal”.

Há, é claro, espaço para sérios problemas estruturais. Desigualdade no acesso aos materiais e devices para acompanhar as aulas. Falta de padronização e metodologia na condução das atividades e um preocupante índice de evasão escolar.

“Acredito que todas as escolas devem ter um cuidado muito forte com o acolhimento e os aspectos socioemocionais, em especial com alunos adolescentes e jovens, diante do que vivenciaram no período do isolamento”, ressalta a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, em entrevista nas páginas internas.

A edição nº 11 da revista Mundo Escolar traz um olhar para as mudanças, desafios e novidades que serão implementadas em 2021. Meses preenchidos com temas como o retorno gradual das atividades presenciais, o uso de ferramentas tecnológicas nos processos educacionais, a continuidade da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as metodologias ativas e suas possibilidades e, é claro, as novas formas de interação para o ambiente escolar.

Tabus foram quebrados, algumas resistências educacionais também, mas a comunidade escolar agora tem desafios consideráveis a enfrentar. O time de especialistas da FTD Educação é um aliado nessa jornada, explorando diversas linguagens, tecnologias e possibilidades de mediação, com a missão de entregar conteúdo de qualidade a educadores de todo o país.

Editorial Revista Mundo Escolar

logo-ftd-educacao

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

Ceciliany Alves Feitosa

Luciana Teixeira

Gisele Cruz

Elaine Cristina Castello

Clayton Luiz Ferreira de Oliveira

Realização: logo_editora_segmento

Presidente: Edimilson Cardial

Curadoria: Marcelo Daniel

Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem

Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva

Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online