Carta ao leitor

Professor, sujeito de ação

Poucos verbos parecem tão próximos entre si,mas envolvem coisas tão distintas quanto os verbos fazer e agir. Na aparência, assim à primeira vista, podem parecer quase sinônimos. Mas na essência trazem sentidos diferentes. Um, o fazer, está ligado às coisas que fabricamos ou que são consequência de ação inconsciente, ainda que voluntária; outro, o agir, deriva das nossas escolhas conscientes, aquelas que estarão em nossa lembrança ao longo dos anos.

 

É nesse horizonte do agir, de dimensão ética, que se situa a ação do professor, desde a escolha do ofício. E, talvez, possamos dizer que da ação docente resultem as mais profundas e duradouras consequências para quem delas se beneficie. Se um médico ou um agente público de segurança são capazes de salvar e proteger vidas, um professor vai além: além de também cuidar para protegê-las e salvá-las cotidianamente, ajuda a criá-las, na medida em que é o parceiro da jornada inigualável da descoberta da identidade de seus educandos.

 

Em tempos tão instáveis, quando somos bombardeados por notícias aterradoras, o professor e a escola constituem, ao lado da família, o esteio e o exemplo para caminhos que levem ao mundo dinâmico do conhecimento, da inovação e da cultura. Mas, além disso, o professor é o espelho sempre presente para que as ações de cada estudante venham acompanhadas da preocupação e da solidariedade com o outro enquanto esses caminhos se desenham.

 

Para homenagear essa dimensão maior do agir do professor, do mestre, daquele que sabe ouvir e argumentar, selecionamos para este número 3 da revista Mundo Escolar reportagens que ajudam a refletir a respeito e a reforçar a importância do lugar docente. Com a certeza de que, cada vez mais, esse será um lugar cativo daqueles que constroem com consciência aquilo que está no seu horizonte.

A todos, uma ótima leitura!

Editorial Revista Mundo Escolar

logo-ftd-educacao

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

José Roberto Reche

Gisele Cruz

Viviane Flores

Fagner Rodrigues

Participação especial

Prof. Dr. Alfredo Boulos Júnior

Realização: logo_editora_segmento

Presidente: Edimilson Cardial

Curadoria: Rubem Barros

Projeto gráfico e diagramação: Andrea Domingues de Oliveira

Gerente de publicidade: Márcia Augusta de Paula

Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online