Expediente

No leme da comunicação

O trabalho conjunto e feito sob a mesma sintonia é elemento-chave para a constituição de uma comunidade escolar integrada e voltada aos mesmos valores e objetivos. Mas, muitas vezes, chegar a isso não é tarefa fácil. Um dos fatores essenciais para obter sucesso nessa direção é uma boa comunicação, para a qual o papel das lideranças é fundamental.

 

A boa comunicação não só gera maior possibilidade de entendimento coletivo, como também é um dos diferenciais que favorecem aspectos da maior importância no dia a dia de uma escola, como o engajamento da equipe, seu sentimento de valorização profissional e de pertencimento, a construção de relacionamentos duradouros e a solidez institucional. Para que ela se materialize, é preciso haver a consciência de que, muito além das palavras, a comunicação assertiva não prescinde de alguns atributos. Como, por exemplo, a noção de que a configuração dos diversos espaços do ambiente, os gestos, a linguagem corporal, tudo isso comunica algo aos nossos interlocutores.

 

A clareza de propósitos, a concisão e a precisão sobre o que se fala, o bom preparo em relação a cada assunto abordado são elementos que dão segurança a nossos interlocutores. Da mesma forma, o fato de demonstrarmos interesse genuíno pelas ideias alheias e de termos canais permanentes de escuta fazem com que eles se sintam respeitados e valorizados. A empatia abre muitas portas!

 

Planejar-se adequadamente, não agir de forma intempestiva e buscar o equilíbrio entre mundos complementares, como o pessoal e o profissional, a saúde física e a mental, são outros fatores que ajudam na construção desse ambiente cooperativo e de objetivos partilhados.

 

Por isso, esta segunda edição de Mundo Escolar dedica espaço não só ao plano da comunicação, mas a vários outros temas correlatos ou conjugados que ajudam a refletir sobre como fazer com que todos remem na mesma direção. Desta forma, orientados em nosso propósito de transformar a sociedade através da educação, sigamos juntos neste barco, com toda comunidade escolar.

 

Boa leitura!

 

Ricardo Tavares
Diretor Comercial e Marketing – FTD Educação

logo-ftd-educacao

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

José Roberto Reche

Gisele Cruz

Viviane Flores

Fagner Rodrigues

Participação especial

Leo Fraiman

Carlos Henrique dos Santos

Heitor de Mendonça Batista

Realização: logo_editora_segmento

Presidente: Edimilson Cardial

Curadoria: Rubem Barros

Projeto gráfico e diagramação: Andrea Domingues de Oliveira

Gerente de publicidade: Márcia Augusta de Paula

Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online